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sábado, 29 de dezembro de 2012

Tutorial Special Areas (Pathfinding) - TibiaiBot

Bom pessoal, fazendo esse tutorial básico pra todos terem uma noção de como utilizar essa importante
função que o nosso querido iBot possui, eu considero ela muito importante, pois com essa função,
podemos criar, como o nome ja diz, áreas especiais e manipula-las de acordo com a nossa necessidade.

Porque e pra que ela é tão importante? Ela é muito importante para mages e paladins, onde você cria barreiras dentro
do waypoint da sua hunt para que seu char nao lure muitos bichos de uma só vez e fique aquele aglomerado
de bichos com grandes riscos de morte por conta disso!

Vamos ao que interessa, vamos identificar no iBot onde fica essa função e como utiliza-la corretamente!

Adicionando uma special area: como podemos ver, para adicionar uma special area é muito simples (Fig. Abaixo), 
só basta você identificar no seu iBot de acordo com a imagem, selecionar SpecialAreas e clicar em NEW la na aba options!
PS: A specialArea será criada na posição onde seu char se encontra. Não esqueça isso é muito importante!


Agora que aprendemos como adicionar uma specialArea, vamos saber como manipular as dimensões e os atributos (ConsideredBy):

Vou explicar agora como manipular as dimensões da sua special area:
X = Horizontal
Y = Vertical

Acompanhem na figura como funciona o modo de expansão da special área!


Agora a parte onde você irá atribuir como essa special area será considerada, existem 4 opções, cada qual com sua característica,
eu irei explicar cada uma:

ConsideredBy: None (Aqui com essa configuração como o nome ja diz NONE, ele nao vai levar nada em consideração, logo, 
seria como a special area nem existisse, mais se é como ela nao existisse, pra que então ela serve? Logo mais na frente iremos saber
pra que ela serve 

ConsideredBy: Cavebot (Aqui nessa opção, a special área que for criada, será considerada a partir do cavebot se ele está ativado ou não,
se ele estiver ativado seu char não irá passar por aquela special area, essa aquii é muito utilizada, por exemplo, lá no dragon lair de
yalahar, quando voce nao quer que seu char acabe descendo no buraco da serpent spawn pra morrer, voce faz uma special area para ele nao
passar no local onde tem aquele buraco.

ConsideredBy: Target (Aqui o atributo será se o seu char está ou não atacando algum bicho, caso ele esteja atacando algum bicho ele Não irá
passar por aquela especial area, caso ele esteja somente andando pela cave passando de um waypoint pra outro e nenhum bicho aparecer ele irá
passar pela special area.

ConsideredBy: All (Aki o nome ja diz, será considerado por ambos, cavebot e target)



Agora iremos colocar em pratica o que aprendemos para que todos tenham uma noção exata do que foi falado aqui nesse
tutorial, acompanhem comigo a imagem abaixo:



Com esse exemplo na pratica como podemos ver eu fiz 2 opções pra ficar mais claro pra vocês,
Exemplo01: area x=3 e y=1 ficaria como está no quadrado PRETO
Exemplo02: area x3 e y=2 ficaria com oestá no quadrado VERDE

Eu fiz bem rapido esse tutorial só pra todos terem uma noção de como funcionam as special areas, ele é básico, caso tenham duvidas ficarei
honrado em poder ajudar, dentro do meu conhecimento é claro!

2 comentários:

  1. era justamente o que estava procurando ^^ só não entendi bem como descobrir as coordenadas...

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  2. não tinha lido direito.. está ótimo! consegui... parabéns :D

    ResponderExcluir

 
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